A psicoterapia e a autoestima...
- Priscila Borrello
- May 15, 2024
- 1 min read
A baixa autoestima pode afetar a qualidade das relações, dos sonhos e até os projetos de vida, mas a terapia pode ajudar fortalecer a autoestima, conquistando pensamentos e atitudes mais positivos e proativos diante da vida.
Quando nossa autoestima está saudável, acreditamos que merecemos coisas boas e nos posicionamos diante delas na tentativa de conquistá-las. Ao contrário, quando nossa autoestima está baixa, acreditamos que não somos merecedores ou capazes, trazendo um extremo mau estar e resistência diante daquilo que queremos.
Alguns relacionamentos tóxicos também podem afetar a nossa autoestima e se faz necessário fortalecer o âmbito do autoconceito, autoconfiança, amor próprio e auto-aceitação, para nos posicionarmos adequadamente diante dos obstáculos destas relações. Na baixa autoestima são comuns os sintomas de insegurança, inadequação, culpa, falta de motivação, sensação de fracasso, comparação desfavorável com os demais, não saber colocar limites pessoais e dificuldades em tomar decisões. A terapia cognitivo comportamental pode ser utilizada para melhorar a autoestima, se você se vê em algum destes casos, busque a ajuda de um psicólogo.




Comments