Burnout
- Priscila Borrello
- May 15, 2024
- 1 min read
Infelizmente vem crescendo muito o número de casos de extrema exaustão no trabalho ou na execução das atividades do dia a dia e este alto nível de estresse pode prejudicar a saúde mental e física do indivíduo, porém, a psicoterapia pode ajudar desenvolver habilidades e recursos para estas circunstâncias indesejáveis.
Existem técnicas que podem ser desenvolvidas na psicoterapia com o objetivo de diminuir o nível de estresse, como o mindfulness, a priorização de tarefas, a definição de propósitos e o estabelecimento de objetivos reais, técnicas de terapia cognitivo comportamental para que os pensamentos sejam os mais reais, racionais, verídicos para evitar falsas expectativas ou ações inadequadas relacionadas ao trabalho.
A terapia poderá auxiliar a identificar as causas explícitas e implícitas do alto nível de estresse, desenvolver técnicas para lidar com os sintomas, aprimorar técnicas para ambientes de muita pressão, de situações complexas, melhorar a autoestima e assertividade e saber prevenir futuras situações de extrema exaustão. O paciente poderá aprender como manejar emoções mais tensas como a raiva, definir questões profissionais, propósito de vida, de carreira, balanço entre vida pessoal, social e profissional, como lidar com profissionais de diferentes tipos e o trabalho em demasia (workaholic). Se você se vê em situação semelhante, busque a terapia.

Comentarios